Férias..Férias...Finalmente vou poder descansar e me dedicar um pouquinho ao blog, eu já estava com saudades, mas estou aqui, muito feliz por saber que não esqueceram da PEC,finalmente boas notícias, já era sem tempo,afinal todos que fazem parte da gloriosa merecem, agora e lutar para ser aprovada no senado.
Pessoal, fiz algumas mudanças no blog, além de minha demonstração de admiração a meu esposo Tiago Soares que e soldado PM, inclui também minha outra paixão que e a veterinária, assim posso deixar todos os meus amigos informados sobres algumas prioridades da minha vida.
Até mais e um grande abraço!
quarta-feira, 14 de julho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
MEUS SINCEROS APLAUSOS À VOCÊS HOMENS E MULHERES QUE FAZEM PARTE DA GLORIOSA PM!!
Encontra-se policiais em todos os lugares. Independente do fato de “nunca se encontrar nenhum quando se quer um”, eles geralmente estão por perto quando mais se precisa. A melhor maneira de conseguir um é geralmente usando o telefone.
Policiais dão palestras, fazem partos e entregam más notícias. Exige-se que eles tenham a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço – muitas vezes são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal.
O policial é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando porque oh Deus, fui escolher este trabalho.
Na TV, o policial é alguém que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, espera-se dele que encontre um menininho “mais ou menos desta altura”, numa multidão de quinhentas mil pessoas e que fica se escondendo da polícia porque seus pais o ensinaram a ter medo como forma de educá-lo.
Na ficção, ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas “eu sei quem foi”. Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é “eu não vi absolutamente nada”.
Quando lhe dá uma ordem dura, para proteger sua vida, ele é grosso. Se ele te soltar com uma palavra gentil, é uma mocinha. Para as crianças, ele é um amigo, para outras, um monstro, dependendo da opinião que têm seus pais a respeito da Polícia.
Ele “vira a noite”, dobra escalas e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer “epa, este fim de semana é (Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo,…), estou à toa, vamos à praia”, estas são as épocas do ano em que eles mais trabalham.
O policial é como aquele menininho que, quando é bom, é muito, muito bom. Mas quando é mau, é abominável. Quando um policial é bom, dizem que ele “é pago para isso”. Quando comete um erro “é um corrupto e isso vale para todos os outros da raça dele”.
Quando atira num assaltante, é um herói, exceto quando o assaltante é “apenas um garoto e qualquer um podia ser”.
Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, dizem que é ladrão. Se for um carro popular, “quem ele pensa que está enganando?” O crédito dele é bom, o que ajuda bastante porque o salário não é.
Policiais educam muitos filhos, muitas vezes, os filhos dos outros. Um policial vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que uma pessoa comum. Como os carteiros, os policiais têm que estar trabalhando independente das condições do tempo. O uniforme muda de acordo com o clima, mas, a maneira de ver a vida permanece a mesma. Na maioria das vezes é entristecida, mas no fundo, esperando um mundo melhor.
Policiais gostam de folgas, férias e café. Eles não gostam de buzinas, brigas familiares e principalmente autores de cartas anônimas. Eles têm sindicatos e federações, mas não gostam de fazer greve. Têm que ser imparciais, educados e sempre devem lembrar do slogan “a seu serviço”.
Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo lembra, “eu pago impostos, portanto pago seu salário” e aí ele também paga impostos, portanto, ele também paga seu próprio salário.
Policiais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios, e trocar tiros com bandidos (de vez em quando sua viúva, sua mãe, recebe o elogio!). Mas algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após fazer alguma gentileza a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve, “obrigado e que Deus te abençoe”.
(Texto retirado de uma comunidade do Orkut - Autoria desconhecida)
Policiais dão palestras, fazem partos e entregam más notícias. Exige-se que eles tenham a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço – muitas vezes são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal.
O policial é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando porque oh Deus, fui escolher este trabalho.
Na TV, o policial é alguém que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, espera-se dele que encontre um menininho “mais ou menos desta altura”, numa multidão de quinhentas mil pessoas e que fica se escondendo da polícia porque seus pais o ensinaram a ter medo como forma de educá-lo.
Na ficção, ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas “eu sei quem foi”. Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é “eu não vi absolutamente nada”.
Quando lhe dá uma ordem dura, para proteger sua vida, ele é grosso. Se ele te soltar com uma palavra gentil, é uma mocinha. Para as crianças, ele é um amigo, para outras, um monstro, dependendo da opinião que têm seus pais a respeito da Polícia.
Ele “vira a noite”, dobra escalas e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer “epa, este fim de semana é (Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo,…), estou à toa, vamos à praia”, estas são as épocas do ano em que eles mais trabalham.
O policial é como aquele menininho que, quando é bom, é muito, muito bom. Mas quando é mau, é abominável. Quando um policial é bom, dizem que ele “é pago para isso”. Quando comete um erro “é um corrupto e isso vale para todos os outros da raça dele”.
Quando atira num assaltante, é um herói, exceto quando o assaltante é “apenas um garoto e qualquer um podia ser”.
Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, dizem que é ladrão. Se for um carro popular, “quem ele pensa que está enganando?” O crédito dele é bom, o que ajuda bastante porque o salário não é.
Policiais educam muitos filhos, muitas vezes, os filhos dos outros. Um policial vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que uma pessoa comum. Como os carteiros, os policiais têm que estar trabalhando independente das condições do tempo. O uniforme muda de acordo com o clima, mas, a maneira de ver a vida permanece a mesma. Na maioria das vezes é entristecida, mas no fundo, esperando um mundo melhor.
Policiais gostam de folgas, férias e café. Eles não gostam de buzinas, brigas familiares e principalmente autores de cartas anônimas. Eles têm sindicatos e federações, mas não gostam de fazer greve. Têm que ser imparciais, educados e sempre devem lembrar do slogan “a seu serviço”.
Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo lembra, “eu pago impostos, portanto pago seu salário” e aí ele também paga impostos, portanto, ele também paga seu próprio salário.
Policiais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios, e trocar tiros com bandidos (de vez em quando sua viúva, sua mãe, recebe o elogio!). Mas algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após fazer alguma gentileza a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve, “obrigado e que Deus te abençoe”.
(Texto retirado de uma comunidade do Orkut - Autoria desconhecida)
sábado, 5 de junho de 2010
Bombeiro Mirim

É um projeto social cujo principal objetivo é o de preparar os alunos para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). É uma atividade sócio-educativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade.
As atividades de prevenção englobam: prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil.
Dentro do contexto de responsabilidade social, verificada a degradação ambiental, o quadro de violência e criminalidade dos últimos anos e tantos outros males que assolam nossa sociedade, o CBMMG aproveita a convivência com as crianças e adolescentes como oportunidade para a disseminação de conhecimentos na área de convívio social, despertando também a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.
O projeto se baseia na estrutura física e nos recursos humanos do CBMMG e tem como público alvo crianças e adolescentes de 09 (nove) a 15 anos de ambos os sexos.
Para se integrarem ao projeto, os candidatos são selecionados através de uma avaliação sócio-econômica que dá prioridade, entre outros aspectos, à condição de baixa renda da família como forma de proporcionar aos menores um relacionamento sadio e produtivo, possibilitando, ainda, oportunidades para exercitar sua iniciativa, independência e busca de identidade.
O Projeto Bombeiro Mirim é mais uma das respostas positivas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pois ao mesmo tempo, estando a criança ou adolescente envolvida numa ocupação sadia, evita-se que esta freqüente as ruas, tomando quase que invariavelmente o caminho da marginalidade.
Matéria retirada do site: www.bombeiros.mg.gov.br
"Pelotão 193" Exemplo de dedicação!
Tive o prazer de conhecer o trabalho que o pessoal do grupo de teatro "Pelotão 193" vem fazendo,aos meus olhos eles são exemplos de dedicação e acredito que para a sociedade também,afinal valorizar a vida e a maior qualidade do CBMMG.Eles têm por objetivo desenvolver, através da arte teatral,ações preventivas,culturais,sociais e visitas de solidariedade em abrigos,creches,asilos e outras instituições filantrópicas.Levar ao público em geral a mensagem do pelotão 193 de instruir,divertir e ajudar,valorizando a vida através da arte.
Os integrantes da trupe são bombeiros e revelam que, embora preparados para situações de emergência, jamais pensaram um dia estar diante de uma ocorrência como esta : representar nos palcos uma comédia que, além de divertir,instrui a ajuda do próximo.
Para quem quer ter a oportunidade de conhecer esse belo trabalho,basta solicitar uma apresentação do Pelotão com prazo mínimo de 30 dias antes da data estipulada para a apresentação.
O solicitante oferecerá toda a estrutura necessária para o desenvolvimento da atividade e fará a doação de alimentos não perecíveis e brinquedos, que serão destinados a entidades carentes.
O endereço para envio do ofício:
Rua Piauí,1815,Cruzeiro-BH/MG
Telefones:(31)3289-8019
E-mail:pelotao_193@yahoo.com.br
Os integrantes da trupe são bombeiros e revelam que, embora preparados para situações de emergência, jamais pensaram um dia estar diante de uma ocorrência como esta : representar nos palcos uma comédia que, além de divertir,instrui a ajuda do próximo.
Para quem quer ter a oportunidade de conhecer esse belo trabalho,basta solicitar uma apresentação do Pelotão com prazo mínimo de 30 dias antes da data estipulada para a apresentação.
O solicitante oferecerá toda a estrutura necessária para o desenvolvimento da atividade e fará a doação de alimentos não perecíveis e brinquedos, que serão destinados a entidades carentes.
O endereço para envio do ofício:
Rua Piauí,1815,Cruzeiro-BH/MG
Telefones:(31)3289-8019
E-mail:pelotao_193@yahoo.com.br
sábado, 29 de maio de 2010
Equoterapia faz milagres no Regimento de Cavalaria da PM
Inclusão social, prazer em servir, promoção do bem e emoção. Assim, pacientes definem o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig e Secretaria Estadual de Saúde, no Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes - CERCAT.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como um meio de alcançar objetivos terapêuticos, pois age simultaneamente no sistema orgânico e psicológico, além de beneficiar o comportamento social. Segundo o Comandante do RCAT, Tenente-Coronel Alexandre, no CERCAT são atendidos praticantes portadores de deficiências físicas ou necessidades especiais.
A Polícia Militar oferece a equoterapia há mais de 10 anos, mas, desde 2005, a atividade é oficialmente regulamentada pela Associação Nacional de Equoterapia(Ande). É o único centro que oferece o método na Região Metropolitana de Belo Horizonte(RMBH).
Coordenado pelo Tenente Fernandes desde 2007, o Centro conta, hoje, com uma equipe multidisciplinar, formada por dois médicos, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo, três fisioterapeutas, um auxiliar administrativo e sete policiais militares, como auxiliares guias. Os pacientes recebem atendimento uma vez por semana.
GRATIFICAÇÃO
Basta andar pelo Centro para perceber o envolvimento, a dedicação e o carinho que a equipe de profissionais trata os praticantes. O Tenente-Coronel Alexandre classifica o trabalho como sendo um dos cartões postais da PM. "Trabalhamos e acolhemos os problemas e necessidades das famílias", pontuou.
Falar do CERCAT é sempre motivo de muita emoção para o Tenente Fernandes. "Eu estou muito satisfeito em ser útil, em ajudar pessoas, de diferentes camadas sociais, com tantas dificuldades. Vejo na equoterapia a oportunidade da PMMG demonstrar que ela está totalmente voltada para a promoção do bem-social", enfatiza o Oficial.
Com 30 anos de RCAT e despedindo-se da ativa na próxima sexta-feira, 13, o Cabo Camilo, que acompanhou toda a evolução do CERCAT, fala, emocionado, sobre o trabalho que desenvolveu na PM. "Quando comecei, tinha apenas a escolinha, hoje contamos toda a estrutura necessária. Ver de perto a mudança nas pessoas é motivo de muito orgulho para mim."
RESULTADOS
Há quatro anos e meio no CERCAT, a Fisioterapeuta Ana Paula Godinho diz que não tem palavras para descrever como é gratificante trabalhar com equoterapia. "Ver o sorriso, o brilho nos olhos dos pacientes, em cada movimento, em cada meta alcançada, é indescritível. Se com os metódos convencionais de reabilitação o paciente sente dor ou não tem motivação, aqui ele pode evoluir de forma prazerosa", Observa.
Para a Fonoaudióloga Flaviana Gomes da Silva, também há quatro anos no Centro, o trabalho com animais potencializa o tratamento que é realizado no consultório. "O mais interessante na atividade é abordar a relação do praticante com o cavalo, no sentido de construção de uma linguagem", ressalta Flaviana. Ela trabalha com praticantes com deficiências de diversas naturezas, como paralisia cerebral e altismo.
"O CERCAT não é bom, é maravilhoso." Com estas palavras, o praticante Dênis Barbosa Cintra, de 31 anos, define o Centro. Dênis, que em 2004 perdeu o movimento das pernas e se locomove em uma cadeira de rodas, faz equoterapia há apenas três semanas e já nota a melhora na sua reabilitação.
"O mais importante é que não é um trabalho mecânico, porque colocar alguém em um cavalo não é difícil, mas colocar amor, atenção e dedicação exige muito mais, e é isso que eu encontro no Centro. Sou muito bem tratado e acredito que conseguirei me reabilitar e alcançar minhas metas", ressaltou.
COMO INGRESSAR
Para ser atendido no CERCAT, o interessado, com mais de três anos, portador de deficiência se inscreve no Centro (Rua Platina, 580, Prado - Belo Horizonte) e aguarda.
"Hoje, temos 516 inscritos e 216 sendo atendidos, portando 300 pessoas ainda aguardam na fila", informa o Tenente Fernandes. Ainda segundo o Oficial, são feitos 30 atendimentos por dia, entre 8h e 12h. O Tenente-Coronel Alexandre esclarece que o atendimento da fila é por ordem de chegada.
Quando chega a sua vez, o paciente apresenta a documentação médica necessária e passa por uma bateria de exames. Ele é avaliado pela equipe multidisciplinar que verifica se o futuro praticante se adequa ao tratamento e qual a real eficácia do método para o tipo de deficiência apresentada.
"O paciente fica no mínimo dois anos no Centro e, durante esse período, ele é constantemente avaliado. Após esse tempo, a equipe se certifica se paciente recebe alta ou não. Por isso, temos uma grande procura, pois cada caso é um caso e não temos como mensurar o tempo exato do tratamento de cada praticante. Pode ser mais rápido ou mais demorado", explica o Tenente. De acordo com o militar, a melhora no quadro clínico dos pacientes chega a 80%.
Cavalaria de Minas
Regimento Regular de Cavalaria de Minas
O Regimento Regular de Cavalaria de Minas é considerado a célula-máter da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, quando da criação do 1º Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho de 1775, na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, então chamado Quartel dos Dragões D'El Rey, onde serviu o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.
Este local é considerado um dos berços da liberdade do Brasil, pelo importante papel na Inconfidência Mineira. Tinha por objetivo principal, garantir a lei e a ordem nas atividades de exploração do ouro a cobrança de impostos. A referida construção, ainda intacta, abrigou o Colégio Salesiano Dom Bosco, e hoje, tem sua estrutura voltada para hotel. Lá ainda se encontra um brasão do Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, esculpido em 1779.
Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes - RCAT
Atualmente, o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), leva o nome do patrono da Instituição e atua em missões específicas que indiquem a conveniência da utilização do policiamento montado, especialmente nos locais onde há grande concentração de público em geral, causando o impacto de segurança objetiva e subjetiva, devido ao efeito psicológico causado pelo porte e mobilidade do animal.
O RCAT é uma unidade integrada ao sistema do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que compreende: GATE, ROTAM, BPChoque, Polícia de Trânsito, Polícia Rodoviária, Polícia de Meio Ambiente e o GER. A Cavalaria possui cerca de 440 policiais militares (cavalarianos) e 226 cavalos (semoventes), utilizados no policiamento ostensivo montado de logradouros públicos, áreas comerciais, áreas residenciais, áreas industriais, em estádios, campos de futebol de várzea, operações de choque e eventos em geral.
Possui destacamentos policiais em alguns pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte: bairros Cidade Nova e Capitão Eduardo; região do Barreiro e Pampulha {próximo ao Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto (Mineirão)}; cidade de Santa Luzia e mais recentemente na cidade de Betim.
Além disso, possui na cidade de Florestal, em convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Núcleo de Reprodução Eqüino (NRE), o qual fornece os semoventes utilizados no policiamento. Os cavalos que se "aposentam", ou que por qualquer motivo não podem mais trabalhar, são encaminhados à Fazenda Capitão Eduardo, município de Belo Horizonte, divisa com Santa Luzia.
Na área social, o Regimento incrementa ainda mais o seu esforço participativo, e a Polícia Militar, através do CERCAT, o qual mantêm um programa voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais e diversas patologias, como a síndrome de Down, por exemplo, utilizando-se para isso da Equoterapia.
A sede do RCAT, quartel dos Dragões da Incofidência, localiza-se a Rua Platina, 580, bairro Prado, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Fonte : Wikipedia
Postado por: Natália Mayrink
Assinar:
Postagens (Atom)









