sábado, 29 de maio de 2010

Cavalaria de Minas



Regimento Regular de Cavalaria de Minas

O Regimento Regular de Cavalaria de Minas é considerado a célula-máter da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, quando da criação do 1º Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho de 1775, na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, então chamado Quartel dos Dragões D'El Rey, onde serviu o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.



Este local é considerado um dos berços da liberdade do Brasil, pelo importante papel na Inconfidência Mineira. Tinha por objetivo principal, garantir a lei e a ordem nas atividades de exploração do ouro a cobrança de impostos. A referida construção, ainda intacta, abrigou o Colégio Salesiano Dom Bosco, e hoje, tem sua estrutura voltada para hotel. Lá ainda se encontra um brasão do Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, esculpido em 1779.





 Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes - RCAT



Atualmente, o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), leva o nome do patrono da Instituição e atua em missões específicas que indiquem a conveniência da utilização do policiamento montado, especialmente nos locais onde há grande concentração de público em geral, causando o impacto de segurança objetiva e subjetiva, devido ao efeito psicológico causado pelo porte e mobilidade do animal.



O RCAT é uma unidade integrada ao sistema do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que compreende: GATE, ROTAM, BPChoque, Polícia de Trânsito, Polícia Rodoviária, Polícia de Meio Ambiente e o GER. A Cavalaria possui cerca de 440 policiais militares (cavalarianos) e 226 cavalos (semoventes), utilizados no policiamento ostensivo montado de logradouros públicos, áreas comerciais, áreas residenciais, áreas industriais, em estádios, campos de futebol de várzea, operações de choque e eventos em geral.



Possui destacamentos policiais em alguns pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte: bairros Cidade Nova e Capitão Eduardo; região do Barreiro e Pampulha {próximo ao Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto (Mineirão)}; cidade de Santa Luzia e mais recentemente na cidade de Betim.



Além disso, possui na cidade de Florestal, em convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Núcleo de Reprodução Eqüino (NRE), o qual fornece os semoventes utilizados no policiamento. Os cavalos que se "aposentam", ou que por qualquer motivo não podem mais trabalhar, são encaminhados à Fazenda Capitão Eduardo, município de Belo Horizonte, divisa com Santa Luzia.



Na área social, o Regimento incrementa ainda mais o seu esforço participativo, e a Polícia Militar, através do CERCAT, o qual mantêm um programa voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais e diversas patologias, como a síndrome de Down, por exemplo, utilizando-se para isso da Equoterapia.



A sede do RCAT, quartel dos Dragões da Incofidência, localiza-se a Rua Platina, 580, bairro Prado, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
 
Fonte : Wikipedia
Postado por: Natália Mayrink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.