quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pronasci investe em ações de combate ao crime



 Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania (Pronasci) simboliza um marco inédito no enfrentamento à criminalidade no País. Criado em 2007, o projeto articula políticas de segurança com ações sociais, a fim de prevenir e combater os fatores causadores de violência nas regiões metropolitanas com os mais altos índices de criminalidade. Em outras palavras, prioriza a prevenção sem abrir mão da repressão.
 A meta do Governo Federal é, até o final de 2012, investir R$6,7 bilhões em ações de valorização dos profissionais de segurança, na reestruturação do sistema penitenciário, no combate à corrupção policial e no envolvimento da comunidade na prevenção à violência.
São 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a população. Presente hoje em 96 municípios de 20 estados e do Distrito Federal, o Pronasci deve se estender a todas as unidades federativas até 2012.
Entre as ações estão os projetos para dar efetividade à Lei Maria da Penha de proteção à mulher, o Geração Consciente, que capacita jovens para o exercício dos seus direitos e manutenção de sua integridade, e a modernização das instituições de segurança pública com a compra de dez mil bafômetros, quatro mil armas não letais e 12 helicópteros.
Além disso, a interação constante entre a polícia e a comunidade tem como objetivo estabelecer uma nova relação, baseada na confiança e na proximidade. Em 2008,o programa capacitou cerca de 15 mil policiais em técnicas de policiamento comunitário.
O Ministério da Justiça investiu cerca de R$26 milhões na democratização do acesso à justiça, fortalecendo o atendimento às mulheres vítimas de violência, como determinado pela Lei Maria da Penha.
Em todo o País, foram criados 13 núcleos especializados, para assistência jurídica a presos e resolução pacífica de conflitos. Por meio de financiamento especial da Caixa Econômica Federal, 931 famílias de policiais adquiriram casa própria, dentro do Plano Habitacional do Pronasci. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.